Teatro Escola de Ópera

Complexo Nacional das Artes Performáticas CNAP

BAIXAR APRESENTAÇÃO EM PDF: CNAP-Brasilia v10A4

 

OBJETIVO

Criar em Brasília um complexo educacional e cultural integrado, visando a produção de novas obras assim como a formação de profissionais de todas as especialidades artísticas, crítica e historiografia.

Como a ópera reúne todos os gêneros, ao formar uma geração de profissionais para a nova ópera brasileira estaremos simultaneamente formando profissionais de todas as áreas, com uma visão contemporânea integrada das artes.

Uma estrutura reunindo os diversos segmentos de uma produção, com autonomia máxima e necessidade mínima de terceirização profissional, com estrutura e gestão com foco na sustentabilidade e na inclusão sócio-cultural.

1. Construir o Teatro Escola de Ópera na Esplanada dos Ministérios, criando o Complexo Nacional das Artes Performáticas, englobando o Teatro Nacional Claudio Santoro, com acesso subterrâneo, privilegiando o diálogo estético e a harmonia do conjunto arquitetônico entre a estrutura já existente e as futuras instalações.

2. Focar na necessidade de uma casa apropriada para as apresentações de ópera, com o devido tratamento acústico, fosso para orquestra, capacidade de 4.000 lugares distribuídos em  cinco andares e palco em dimensões apropriadas para receber grandes produções, nos moldes do Metropolitan Opera House do Lincoln Center.

3. O projeto deve contemplar igualmente a construção de:

Estruturas paralelas: outras salas de apresentações para concerto e ballet, de diferentes dimensões e formatos, auditório para palestras e um anfiteatro ao ar livre.

Estruturas adjacentes: bastidores, camarins, cabines técnicas, oficinas de figurino, galpões de cenário, etc.

Estruturas complementares: salas de aula, salas de ensaio, biblioteca, livraria, bilheteria, loja de souvenirs, lanchonete, café, escritórios, sala de imprensa, etc. 

4. Pensar o Passado:

Acesso a performances de ponta do repertório tradicional, em um espaço que permita reproduzir óperas completas de Wagner, Verdi, Carlos Gomes e todo o cânone.

5. Preparar o Futuro:

Não apenas expor as novas gerações ao repertório tradicional. Também nutrir jovens compositores, disponibilizando a estes o acesso completo à mesma estrutura de que se valeram os mestres do passado.

Criar uma estrutura de produção para o desenvolvimento da opera nacional, cabendo à nova Fundação a montagem regular de peças inéditas.

Incentivar pesquisas de ponta nas artes performáticas. Criar  novos produtos que possam ser apresentados em todo o território nacional e internacionalmente.

Formar educadores preparados para disseminar um projeto cultural de alto nível para toda a população.

6. Oferecer soluções para os desafios do presente:

Como fazer a inclusão da educação musical no currículo escolar nacional?

Oferecer o modelo e a finalidade da educação musical.

Fazer de Brasília a cidade piloto do novo projeto educacional.

Capacitar professores para este mercado de trabalho.

Acompanhar a formação de orquestras e coros de estudantes.

Como lidar com o problema do consumo das drogas por jovens no país, principalmente o crack?

A educação musical é a melhor opção para o combate as drogas. Proporcionando ao jovem uma ocupação saudável, além do desenvolvimento intelectual e espiritual pleno. Sendo um local acolhedor aonde os jovens sintam-se parte integrante.